Negócios Internacionais em Bioenergia
Docente
Período:
Noite
Semestre:
5
C. H./Semestre:
40
Ementa
Globalização e estratégia global. A dinâmica competitiva nos mercados globalizados. O processo de internacionalização de empresas: riscos da multinacionalização, estratégias cooperativas. Blocos econômicos e suas relações comerciais. Inserção da organização no mercado internacional. Perfil do executivo internacional.
Bibliografia
GUEDES, A. L., Negócios Internacionais, Thomson-Pioneira, 2007.
MENDONÇA, A. C. D., Câmbio e Negócios Internacionais, Nobel, 2009.
MINERVINI, N., O Exportador: Ferramentas para Atuar com Sucesso nos Mercados Internacionais, São Paulo: Pearson, 2008
PORTER, M., A Vantagem Competitiva das Nações, Rio de Janeiro: Campus, 2001.
VASCONCELLOS, M.A. et al., Gestão de Negócios Internacionais, São Paulo: Saraiva, 2006.