SECRETARIA ACADÊMICA

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dir.acad@fatecjaboticabal.edu.br

(16) 3202-6519

 

(16) 99401-3617

ATENDIMENTO (18/10/2021 em diante)

Funcionamento - Segunda a Sexta das 8h às 20h

Horário de atendimento presencial:

8h às 10h / 14h às 15h / 18h às 19h30

*Respeite os horários de atendimento.

INFORMATIVOS

 
Serviços Acadêmicos

Responsabilidade e o dever de garantir o controle, a segurança, o registro e a preservação, permanente, dos dados da documentação relativa a vida acadêmica dos alunos.

Matrícula Inicial


A Secretaria Acadêmica recebe a documentação para ingresso na Instituição dos candidatos que foram classificados no Processo Seletivo - VESTIBULAR. É realizado a inclusão dos novos estudantes no SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica e da criação de seus Usuários e Senhas para acesso. CLIQUE AQUI PARA O PASSO-A-PASSO




Acesso ao SIGA


Ao ser inserido no SIGA, automaticamente o aluno receberá um e-mail com instruções de acesso, login e senha. *Consulte o e-mail que utilizou para cadastro no Vestibular/Matrícula (olhe tanto na caixa de entrada quanto no Spam/Lixo Eletrônico SIGA - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica: local onde consta toda informação acadêmica do aluno (notas, faltas, disciplinas, rematrículas, solicitações de documentos e material das aulas cursadas) Clique aqui para acessar o SIGA




Matrícula de Veteranos


São processadas pelo SIGA conforme Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das FATECs. A matrícula de veteranos é obrigatória em cada período letivo, de acordo com o Calendário Acadêmico, sendo que a ausência de matrícula em um período letivo implica no trancamento automático da matrícula (caso o aluno ainda tenha direito).

  1. Acesse o SIGA;
  2. Clique em Matrícula On-Line;
  3. Escolha as disciplinas que cursará no atual semestre (selecionando e clicando em Matricular Selecionadas ou utilizando a ferramenta para escolher outras turmas);
  4. Clicar em Confirmar para finalizar a realização da matrícula.
Caso o aluno queira incluir/excluir disciplinas da sua matrícula, deverá procurar a Secretaria Acadêmica no período estipulado no Calendário Acadêmico para solicitar a Adequação de Matrícula. Obs: A solicitação será encaminhada para análise e poderá ser indeferida, caso ocorra conflitos de horário, falta de vagas para a disciplina solicitada ou não cumpra o Regulamento Geral dos Cursos de Graduação das FATECs.




Aproveitamento de Estudo


Somente para alunos ingressantes, consulte em Informações Vestibular Formulário de solicitaçaõ - ACESSE




Desistência de Disciplinas


O aluno pode realizar a desistência (trancamento) de disciplinas no período determinado pelo Calendário Acadêmico, obedecendo ao limite mínimo a cursar no semestre atual. A solicitação deverá ser realizada na Secretaria Acadêmica, através do preenchimento de formulário* específico para este fim, sendo a Secretaria responsável pelo registro desta solicitação no SIGA.
As solicitações de desistência serão indeferidas, caso:

  • o aluno já tenha solicitado desistência da disciplina anteriormente;
  • seja uma disciplina em que a matrícula for obrigatória (artigo 42);
  • não obedeça ao limite mínimo de disciplinas a cursar no semestre atual.
*Devido a pandemia, as solicitações podem ser feitas pelo site - ACESSE




Trancamento de Matrícula


O aluno que, por qualquer motivo, não efetuar sua rematrícula (em pelo menos uma atividade curricular), terá o trancamento automático de sua matrícula naquele semestre letivo, desde que ainda não tenha usufruído os dois trancamentos previstos neste regulamento.
O aluno tem direito, mediante solicitação, a 02 (dois) trancamentos de matrícula consecutivos ou não. Neste caso, a solicitação poderá ser feita a partir do início da Matrícula de Veteranos e até o transcurso de 2/3 (dois terços) de um dado período letivo (confira Calendário) entregando formulário específico devidamente preenchido na Secretaria Acadêmica*, onde o mesmo será passado ao Coordenador do Curso para deferimento. *Devido a pandemia pode ser preenchido pelo site. Obs.: É vedado ao aluno o trancamento de matrícula no período letivo de seu ingresso (1º semestre). *Devido a pandemia, as solicitações podem ser feitas pelo site - ACESSE




Cancelamento de Matrícula


Será cancelada a matrícula quando:

  • Constatada a ausência injustificada do aluno ingressante por concurso vestibular em todas as aulas das 02 primeiras semanas do primeiro período letivo regular correspondente ao semestre de ingresso;
  • O aluno ingressante não obtiver aprovação em nenhuma das atividades curriculares em que esteve matriculado no primeiro período letivo regular correspondente ao seu ingresso, não computadas dispensas (aproveitamentos de estudos e/ou exames de proficiência) eventualmente concedidas;
  • O aluno, após 6 (seis) semestres de matrícula regular não tiver obtido um Percentual de Progressão superior a 33%;
  • O aluno não concluir seu curso de graduação no prazo máximo fixado para a sua integralização, não computados os trancamentos de matrícula;
  • O aluno não confirmar o trancamento automático previsto neste regulamento;
  • O aluno for enquadrado em situação de trancamento, não tendo mais direito a nenhum trancamento;
  • A FATEC tomar conhecimento de que o aluno está matriculado em outra instituição pública de ensino superior;
  • O aluno solicitar o cancelamento pelo formulário específico devidamente preenchido na Secretaria Acadêmica, que será enviado ao Coordenador do Curso para deferimento.
*Devido a pandemia, preenchimento pode ser realizado pelo site - ACESSE





 
AULAS

DIAS LETIVOS

HORÁRIO DAS AULAS

 
SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS

Atestados e declarações deverão ser solicitados individualmente através do SIGA. Pelo Site somente aqueles que não possuem acesso ao SIGA (concluintes) e necessitam de atestado diferencial.

REQUERIMENTOS

ATESTADOS

CONCLUINTES

PRAZOS DOS SERVIÇOS SOLICITADOS

ATESTADOS E DECLARAÇÕES

3 (três) dias úteis

HISTÓRICOS E EMENTAS

7 (sete) até 10 (dez) dias úteis

2ª VIA DE CARTEIRINHA

5 (cinco) dias úteis

REQUERIMENTOS

3 (três) dias úteis