Marketing para Mercados Corporativos
Docente
Luciana Aparecida Barbieri
Período:
Manhã
Semestre:
5
C. H./Semestre:
80
Ementa
Mercados Empresariais no Brasil. Ambientes Empresariais. Comportamento do Comprador Empresarial. Marketing Operacional. Papel de Marketing na Formulação e Implantação das Estratégias empresariais. Segmentação do Mercado Empresarial. Nichos de Mercado Empresarial. Produtos e Serviços Empresariais. Estratégias de Preços Empresariais. Comunicação aplicada a mercados corporativos. Vendas Corporativas.
Bibliografia
HUTT, Michael D. & SPEH, Thomas W. B2B – Gestão de Marketing em Mercados Industriais e Organizacionais. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
KOTLER, Philip. Gestão de Marcas em Mercados. Rio de Janeiro: Bookman, 2008.
SIQUEIRA, Antônio Carlos Barroso. Marketing Empresarial, Industrial e de Serviços. São
Paulo: Saraiva, 2005.