Gerenciamento de Marcas, Produtos e Serviços
Docente
Eduardo Vicente Soares
Período:
Manhã
Semestre:
4
C. H./Semestre:
80
Ementa
Gerência de produto. Construção e Gestão de Marcas de Valor. Estratégia de Marcas. Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Inovação em produtos e serviços. Ciclo de vida de um produto ou serviço. Análise do Portfólio de produtos. Embalagem e rotulagem. Garantias de produtos e serviços. Posicionamento de produtos e marcas no mercado.
Bibliografia
IRIGARAY, Hélio Arthur Reis (et. al). Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. São Paulo: FGV, 2011. 3 ed.
MATTAR, Fauze Najib. Gestão de Produtos, Serviços, Marcas e Mercados: Estratégias e ações para alcançar e manter-se Top of Market. São Paulo: Atlas,2009.
DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. 2 ed.