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Fundamentos de Gestão da Qualidade

Docente

Fernando Rodrigues de Amorim
Fernando Rodrigues de Amorim

Período:

Noite

Semestre:

4

C. H./Semestre:

40

Ementa

A evolução do conceito de qualidade. A qualidade como fator competitivo. Ferramentas para a gestão da qualidade total. Sistemas de garantia da qualidade. Programas motivacionais e a relação qualidade. Principais sistemas de garantia da qualidade: certificação internacional da qualidade. Boas práticas de manufatura (BPM), boas práticas de laboratório (BPL) e sistema HCCP ou APPCC.

Bibliografia

BRAVO, I., Gestão da qualidade em tempos de mudanças, São Paulo: Alínea, 2003.

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FRANCOMBE, M.; HASDELL, T. & LAWSON, K. Guidelines For Sensory Analyses In Food Product Development And Quality Control. Campden Food & Drink Research Association, UK, 1992.

MOURA, L. A. A., Qualidade e Gestão Ambiental: Sustentabilidade e Implantação da ISO 14001, 5a Edição, São Paulo: Juarez de Oliveira, 2008.

OLIVEIRA, O. J., Gestão da qualidade, São Paulo: Thomson Pioneira, 2003.

PALADINI, E. D., Gestão da qualidade: teoria e prática, 2a Edição, São Paulo: Atlas, 2004.

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