Foto do escritorFatec Jaboticabal

Vestibular Fatec sem medo

Uma prova, por si só, já é algo que gera tensão em grande parte dos estudantes. E se a avaliação for responsável pelo ingresso em uma universidade, como o vestibular?

Como lidar com os medos que surgem ao longo da preparação? Sentir algum medo é normal até mesmo para quem está bem preparado, já que vestibulares são provas importantes para os estudantes, são mais longas e com regras mais exigentes.

Na hora do vestibular, a tensão fica maior, então, do que você tem medo?

1 - Medo de não passar no vestibular

O medo de não passar, ou não ter um bom desempenho é algo natural, mas sofrer por antecipação atrapalha no momento dos estudos.

Na reta final, é comum querer compensar o que foi deixado de lado. Se até aqui você estudava 2 horas por dia, este não é o momento pra aumentar a carga para 24 horas de estudos.

Para não ficar perdido até a prova, organize seus estudos e sua rotina. Monte um plano de estudos com o conteúdo a ser estudado, momentos de descanso, sem pular refeições e pausas para alongamento, por exemplo, e demais atividades que costuma fazer, como esportes, cursos complementares, etc.

2 - Medo de não conseguir estudar todo conteúdo

Rotina definida, passe tudo para um cronograma de fácil acesso. Deixe seu plano de estudos e seu calendário de atividades no local em que estudará para que possa acompanhar o que foi definido para o dia e possa cumprir as metas estabelecidas.

É importante ter foco e ser fiel com sua rotina de preparação para o vestibular. O conteúdo é vasto e exige comprometimento, mas apenas decorar não é a melhor saída. Por isso, é importante anotar as dúvidas e se puder tirar dúvidas com professores ou usar a internet como apoio para videoaulas e textos sobre as diferentes disciplinas.

Estude, tire as dúvidas, não tenha medo de buscar ajuda e ouça seu corpo. A preparação para o vestibular requer cuidado não só com o conteúdo, mas também com a sua saúde. O medo é inevitável em algumas situações e pode ser superado por um planejamento para o ano que antecede a tão sonhada entrada na universidade.

3 - Medo da redação

A redação desperta medo! A principal dica para se sair bem na redação é treinar, já que o treino faz com que o estudante aprimore a escrita e o poder de argumentação. Coloque em prática os ensinamentos e os textos lidos e identifique os pontos em que encontra mais dificuldade para que os erros possam ser corrigidos. É importante que o vestibulando saiba escrever sobre qualquer tipo de assunto, independente do seu ponto de vista sobre o tema tratado.

4 - Medo das questões de exatas e de exercícios muito elaborados

Exatas costumam dar medo em muitos estudantes, mesmo que as questões sejam objetivas. Treine bastante os exercícios (de diferentes níveis de dificuldade) e baixe as provas anteriores do vestibular que deseja. A resolução de provas anteriores ajuda a conhecer o perfil das perguntas de cada avaliação e o tempo necessário para a resolução.

Outra dica para superar o medo dos exercícios mais complexos é fazer simulados online em seu celular, tablet ou computador e veja seu desempenho ao término das respostas.

Durante a prova, alguns candidatos gastam muito tempo nas questões que são consideradas mais difíceis e acabam não conseguindo responder as mais fáceis, perdendo pontos na disciplina. Por isso, a dica é começar pelas perguntas mais simples e com maiores chances de acerto, deixando as mais complexas para depois.

5 - Medo de passar mal no dia da prova de ansiedade e nervoso

O candidato não consegue prever quando ficará doente, mas alguns hábitos podem evitar um possível mal-estar no dia do vestibular.

A digestão é uma das partes mais afetadas pela ansiedade pré-prova, por isso, evite bebidas gaseificadas, alimentos que resultem no acúmulo de gases (feijão, grão-de-bico, repolho, ovo cozido, couve-flor), refeições pesadas e difíceis de serem digeridas (frituras, feijoada, embutidos), cafeína em excesso, além de produtos que possam causar refluxo gástrico no momento da avaliação.

Hidrate-se! Ficar desidratado durante a prova faz mal para o corpo e para a mente. Então leve água quando for fazer provas, principalmente se forem longas. Além disso, alguns alimentos e bebidas dão a falsa sensação de energia e podem causar o efeito rebote, ou seja, o hábito de tomar energéticos, refrigerante ou chás estimulantes pode dar sensação de ânimo momentâneo, mas acabam resultando em uma queda glicêmica durante o processo seletivo.

Outra dica é dormir o suficiente na noite que antecede a prova, pois se privar do sono para estudar em cima da hora não é uma boa ideia.

CONFIRA UMAS DICAS

• Não deixe para estudar na reta final, horas e horas para compensar o que deixou de lado.

• Não abandone as atividades de lazer e esporte, pois elas o auxiliam a controlar a ansiedade e o estresse. O controle emocional é importante na preparação para o vestibular. Fazer uma prova com tranquilidade é um enorme passo para um bom resultado.

• Durma bem. O sono também é essencial para o processo de aprendizagem, além de recarregar nossas energias.

• Alimente-se direito. Uma dieta balanceada fará com que você se sinta melhor, além de contribuir com os nutrientes necessários para o desenvolvimento das atividades intelectuais.

• Coma frutas e verduras. Evite alimentos gordurosos e beba bastante líquido. Controle o álcool e o café. Reduza ou evite o cigarro;

• Encare a ansiedade e o medo com naturalidade. Todos sentem a mesma coisa diante de um desafio.

Acredite em você e no seu potencial. Faça o melhor que puder, mas não sofra por antecipação.

Referências: Mundo Vestibular | Brasil Escola

Desenvolvido por ValeriaZ - Comunicação Fatec