top of page

Conheça a primeira mulher a trabalhar na Indústria do Grupo Moreno

Leticia Barbosa, 31 anos, se formou em Biocombustíveis na Fatec Jaboticabal e nos conta com com orgulho que hoje é Operadora de Painel de Moenda da CEM.


Começou no plantio de cana na Raízen e sentiu que precisava estudar mais sobre essa área e como na época morava em Taquaritinga, ficou feliz por ter encontrado na região a Fatec Jaboticabal com um curso promissor.


Ingressou no curso de Biocombustíveis e conseguiu a promoção para operadora de extração - nesta mesma usina.



Nos conte sobre o curso de Biocombustíveis.

O mercado de trabalho de Biocombustíveis no Brasil é amplo pela necessidade de produção de energias sustentáveis e alternativas ao petróleo, sendo que ao se formar nessa área, você contribui respeitando as normas de segurança de qualidade e mantém a preservação e conservação ambiental.


Há 10 meses recebeu o convite para ir para a CEM. Sempre buscando aprender e aumentando sua experiência, foi bem instruida pelos colegas e supervisores, e hoje faz seu trabalho sozinha e sendo reconhecida pela sua dedicação e respeitada pelos colegas.




Como é ser a primeira mulher a trabalhar na Indústria do Grupo Moreno?

Meus colegas ficaram surpresos com a presença de uma mulher na indústria, me respeitam muito! Sou grata pela oportunidade. As mulheres ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, contribuindo maravilhosamente para a economia do país.

Como é seu trabalho atual?

"Através das telas dos computadores, verifico e acompanho as pressões e temperaturas dos óleos das turbinas e redutores, o vapor vivo, vazão de água condensada (quente e fria), temperaturas dos mancais. Acompanho também a rotação e controlo a mesma em 06 ternos. Verifico a pressão de óleo e temperatura do desfibrador e picador, bem como a rotação da esteira metálica e desfibrada, mantendo um nível constante de moagem.
Caso ocorra alguma irregularidade, aciono, através do rádio, os mecânicos da moenda e o encarregado para solucionarmos o problema. Dessa forma, finalizo com o preenchimento de formulários que são entregues ao laboratório.
No entanto, sou muito grata por ter tido o privilégio de cursar biocombustíveis na Fatec Jaboticabal pois foi através dela que consegui oportunidades para me tornar uma operadora de painel de moenda. E a programação é que na entressafra eu comecei a aprender sobre a montagem da moenda."

E qual é seu objetivo profissional neste momento?

Hoje eu quero cursar engenharia Mecânica. Busco aprender sempre, e adoro desafios e novas oportunidades.


PARABÉNS PELA CONQUISTA, LETICIA!



 

Entrevista realizada por Jardel

Adaptação por Valeria Z

Fotos das redes de Leticia








53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page