top of page

O aluno pesquisador que se tornou professor universitário

Valciney, nascido em 1985, começou a trabalhar muito cedo, com registro em carteira, aos 13 anos. Concluiu o Ensino Médio com um sonho: ingressar na faculdade.

Mas, o sonho não ocorreu de imediato, foi necessário enfrentar alguns desafios, como à limitações para estudantes de escolas públicas, não conseguir ingressar na faculdade logo após concluir o ensino médio e precisar cumprir o Tiro de Guerra aos 18 anos.

Em 2005, iniciou um Curso Técnico em Informática. Ainda não era o seu sonho universitário, mas continuava buscando oportunidades.

E uma oportunidade surgiu com o ProUni, o que o levou a se preparar para o vestibular em cursinho pré-vestibular na UNESP de Jaboticabal durante dois anos.


Em 2008, escolheu o curso de Tecnologia em Biocombustíveis da faculdade Fatec Jaboticabal, atraído pelas áreas de química, biologia, agricultura, entre outras, que o curso abrangia. Foi aprovado no vestibular em 2008 e sua jornada estava començando.


Ao longo dos 03 (três) anos na faculdade, esteve profundamente envolvido com a pesquisa acadêmica e frequentemente apresentava trabalhos e seminários sobre estudos. Inicialmente, sua paixão estava mais voltada para a pesquisa, mas, com o tempo, à medida que atuava na área acadêmica, ensinar tornou-se uma parte constante e enriquecedora da sua jornada.


Inspirado por seus pais, pelo exemplo de liderança, força e simplicidade, e dos professores que o orientaram na formação e carreira, concluiu o curso fazendo parte da primeira turma de formandos da Fatec Jaboticabal.



A transição de aluno para professor ocorreu de maneira gradual e natural ao longo da sua formação acadêmica, esse processo de ensino, intrínseco às atividades acadêmicas, o levou naturalmente ao papel de professor. Já está atuando como professor de ensino superior na Fatec há 3 anos.

Atualmente, além de lecionar, continua envolvido em projetos e trabalhos científicos, mantendo viva sua paixão pela pesquisa.


Ao longo do tempo, não parou no diploma de graduação, continuou estudando e hoje possui em seu currículo a seguinte formação acadêmica:


  • Graduação em Tecnologia em Biocombustíveis (2008 - 2010) pela Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal.

  • Mestrado em Microbiologia Agropecuária (2011 - 2013) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Jaboticabal.

  • Doutorado em Microbiologia Agropecuária (2013 - 2017) pela UNESP, Jaboticabal. -Estágio de Doutorado sanduíche na Universidade do Porto, Portugal (2017). -Pós-Doutorado (2019 - 2020) pela UNESP, Brasil, com bolsa do CNPq na área de Microbiologia Agropecuária.


Para o Prof. Valciney ser professor e trabalhar com o que gosta é sinônimo de realização. Isso porque, além de ensinar, continua aprendendo intensamente, contribuindo para a ciência e para o meio acadêmico.



"Aconselho a aproveitar ao máximo a faculdade, explorando diversas áreas e professores para descobrir interesses. É fundamental buscar estágios na área de interesse, mesmo que voluntários, pois isso fortalece o aprendizado e permite testar diferentes áreas." (Prof. Valciney)


 

Entrevistador Jardel

Entrevistado Prof. Valciney

Adaptação Valeria

Fotos - acervo pessoal entrevistado


288 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page