Quem fica nos laboratórios da Fatec?

A Fatec Jaboticabal, referência em laboratórios na região, possui profissionais que fornecem suporte aos educandos nas atividades práticas.

Mas eles não só desempenham atividades de ensino, também são os responsáveis pelo cuidado, preservação e manutenção dos laboratórios da unidade.

Vamos conhecer um pouco mais sobre os laboratórios da Fatec Jaboticabal com os Auxiliares Docentes:

01. Como se chamam e a quanto tempo trabalham como auxiliar docente na Fatec?

Ana Flávia Pereira Faria, trabalho a 5 anos na Fatec.
Marcio Roberto de Carvalho, trabalho a 9 anos na Fatec

02. Quantos laboratórios a Fatec Jaboticabal possui?

(Ana) A Fatec Jaboticabal conta com um total de 9 laboratórios didáticos em operação, sendo 4 multidisciplinares, designados para a realização de aulas práticas e 5 para o desenvolvimento de pesquisas, iniciação científica, estágio curricular, entre outras atividades.

03. Todos são bem equipados? Temos equipamentos que se destacam?

(Ana) Sim, todos laboratórios são equipados com diversos equipamentos e possuem infraestrutura e recursos para a execução de pesquisa de elevada qualidade. Por exemplo, no laboratório de Processos Industriais se destacam equipamentos como, Evaporador Rotativo, Prensa Hidráulica, Determinador de açúcares redutores (REDUTEC), Refratômetro digital, Microdestilador e Destilador de cobre (3 corpos) com capacidade de 10 litros para produção de cachaça e rum. Já no laboratório de Bioprocessos, há diversos Microscópios (binocular, trinocular e estereoscópios), Estufas, Capela de Fluxo Laminar e Autoclaves. Além destes, a Fatec possui outros equipamentos de ponta, bem como, Sistema de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), Sistema de Cromatografia Gasosa, Sistema de Digestão por Microondas, Espectrofotômetro UV/Vis e Sistema de Fotodocumentação.

04. Bem breve e alguns exemplos, quais aulas práticas são elaboradas nos laboratórios?

(Márcio) São inúmeras aulas práticas realizadas nos nossos laboratórios ao longo de cada semestre, em biocombustíveis, destacam-se as aulas dos processos de produção propriamente dito, onde o aluno aprende na prática, em escala laboratorial, as etapas de produção de açúcar, etanol, biogás, biodiesel, entre outros. E as aulas de química, microbiologia e físico-química, onde os conceitos vistos na prática, auxiliam no controle desses processos de produção. Na parte ambiental, destacam-se as aulas práticas onde o aluno aprende técnicas de controle de qualidade da água e solo, assim como seus respectivos tratamentos.

05. Para Biocombustíveis tem bastante aula prática, mas Gestão Ambiental também usa os laboratórios nas aulas?

(Ana) Embora o curso de Gestão Ambiental seja mais teórico, também são realizadas aulas práticas em algumas disciplinas como, Química Ambiental, Microbiologia Ambiental, Saneamento Ambiental e Poluição Ambiental.

06. Ainda em Biocombustíveis, o curso tem disciplinas para a produção de cachaça e cerveja. A Fatec realmente tem equipamentos para essa mini fabricação? Fale um pouco sobre.

(Márcio) Sim, a Fatec conta com um sistema completo para produção de cerveja, desde equipamentos para a maltagem e brasagem, até dornas de fermentação, resfriadores e sistema de envase. Já para a cachaça temos um destilador de 3 corpos, muito eficiente, e utilizado diversas vezes na produção da nossa cachaça.

07. Além das aulas práticas, os laboratórios também são usados para outras produções ou análises? Quais?

(Ana) Sim, os laboratórios são usados para o desenvolvimento de pesquisas de iniciação científicas e tecnológica, estágios curriculares e desenvolvimento do Trabalho de Graduação (TG). A Fatec também possui parcerias com outras instituições com a UNESP Jaboticabal, no qual os alunos cursando mestrados e doutorados usufruem dos laboratórios e equipamentos para a realização de suas pesquisas.

08. Quais são os cuidados diários e manutenção que os laboratórios precisam?

(Márcio) Os equipamentos de laboratório requerem normalmente cuidados especiais, já que se trata de aparelhos na maioria das vezes, sofisticados e sensíveis. Nossa rotina aqui vai desde limpeza e troca de pequenas peças de reposição, até a calibragem e instalação de acessórios. Alguns serviços de manutenção são terceirizados devido a complexidade de alguns equipamentos.

09. Há previsão de modernização dos laboratórios? O que pode nos contar sobre?

(Márcio) Isso é uma preocupação contínua do CPS, através de um planejamento do governo do estado chamado PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional, preenchemos planilhas, onde sinalizamos necessidades futuras em relação à infraestrutura, com relação à materiais, equipamentos e suprimentos para modernização e atualização dos laboratórios. O governo com as informações em mãos, planeja a aquisição de acordo com as possibilidades.

10. Em geral, o que acham da estrutura dos laboratórios da Fatec Jaboticabal?

(Márcio) Os laboratórios da Fatec contam com uma ótima estrutura, com diversos equipamentos de ponta, que nem mesmo algumas famosas universidades possuem, claro que temos alguns pontos a serem melhorados, e é nesse aspecto que estamos trabalhando, para sempre renovar e melhorar nossa estrutura.

Agradecemos a Ana Flávia e o Márcio, os auxiliares docentes da Fatec Jaboticabal, que sempre estão cuidando dos laboratórios, sempre prestativos em auxiliar nas atividades práticas e, fazem até mais, auxiliam em atividades explicando práticas e equipamentos fora de aula, ajudam com a modernização da unidade e sempre dão uma excelente aula nas explicações.

Continue acompanhando as notícias que também teremos uma entrevista com o Márcio, que é formado em Biocombustíveis e nos contará sobre o mercado de trabalho e sua experiência na área.

Redação por Valeria Z (Comunicação Fatec Jaboticabal)

Imagens - Laboratórios Fatec Jaboticabal by Samuel G.