Foto do escritorFatec Jaboticabal

Nós somos a EJCAV - Empresa Júnior

Entendendo como uma EJ funciona e qual é a iniciativa da EJCAV

A Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior ou técnico. A EJCAV não é diferente, foi formada pelos alunos da Fatec, de alunos para alunos. O principal objetivo da Empresa Júnior é promover o conhecimento pessoal e profissional dos jovens e também criar uma conexão entre o mercado de trabalho e a instituição de ensino.

A forma como você ingressa em uma Empresa Júnior varia de empresa para empresa, mas a maioria segue um mesmo escopo, processos seletivos, redações, dinâmicas em grupo, mas sempre visando a dedicação e contribuição dos estudantes no crescimento da empresa.

Veja o que eles têm a nos dizer sobre o projeto, desde o processo de criação até as metas que pretendem alcançar, ao serem entrevistados em Abril/2022. Os membros que compõem a gestão do EJCAV são no time da diretoria: Ricardo Henrique da Silva como Presidente, Nicoli Santos como Vice-Presidente, Mariana Cilene Ferreira Morello como Diretora de Marketing, Víctor Henrique dos Santos como Diretor de Projetos e Lecijane Aparecida Salla Lorasqui como Diretora de Gestão de Pessoas. Fora o time da diretoria, temos também os auxiliares: Marcelo Alves como Auxiliar de Gestão de Pessoas e Kauê Marques como Auxiliar de Marketing.

1. Como foi “montada” a Empresa Júnior na Fatec Jaboticabal?

No ano passado tivemos uma palestra pelo núcleo de empresas júnior de São Carlos, assim, os alunos que tinham interesse em criar uma EJ na Fatec, se reuniam virtualmente junto com o núcleo para seguir os passos legais de criar uma EJ na nossa instituição.

2. Quem pode fazer parte da Empresa Júnior?

Todos os alunos da Fatec de Jaboticabal podem participar, alunos que sejam pró ativos, dedicados e que tenham gestão de tempo para se dedicar com as demandas da EJ. Assim que ingressar tenha uma permanência mínima de 6 meses na EJCAV.

3. Em qual fase está o projeto? Já estão instalados? Funcionando?

Estamos na reta final, aguardando a CNPJ e a filiação com o núcleo de EJ’s de São Carlos, ainda não temos um local físico, fazemos nossas reuniões pelo Google Meet e usamos o Trello para nos organizar de forma remota, já que temos alunos da parte da manhã e de noite na EJ, que acaba dificultando uma reunião física.”

4. Quais são os tipos de serviços oferecidos?

A EJCAV é uma empresa de consultoria ambiental. Empresa Júnior de Consultoria Ambiental Verde (EJCAV), então o nosso portfólio foi pensado para uma empresa que ainda está começando e que possa oferecer um serviço de qualidade. No nosso portfólio, oferecemos os seguintes serviços: Programa de Implementação de Gestão de Resíduos Sólidos, CAR – Cadastro Ambiental Rural, Marketing Verde e Educação Ambiental.”

5. No ponto de vista dos membros, quais benefícios trazem a comunidade/empresas?

Para os alunos da Fatec, fazer parte de uma Empresa Júnior, vai agregar bastante em seu currículo. Ele vai saber como uma empresa funciona, ter uma vivência empresarial, lidar com pessoas, clientes, como formular e apresentar projetos.

6. Quais são os projetos futuros?

Primeiramente aumentar o número de interessados de entrar na EJCAV. Ter um local físico para nos reunir e poder fazer o nosso trabalho. E deixar nossa marca e legado para os novos membros que virão.

7. Considerações finais?

Esperamos que os alunos da Fatec, agarrem essa oportunidade de entrar numa EJ, poder viver essa experiência que é maravilhosa e enriquecedora de conhecimento, colocar na prática o que está aprendendo e assim com a ajuda de todos entregar um trabalho de qualidade.

Eles estão se preparando e bem empolgados, nesse momento temos os projetos oferecidos que serão Marketing Verde, Cadastro Ambiental Rural (CAR), Educação Ambiental, Gerenciamento de resíduos sólidos e Plante uma árvore, esperamos que os alunos tenham interesse em participar pois é muito bom para sua futura carreira com contribuições acadêmicas em seu currículo.

Em 21/05/2022, a Empresa Júnior recebeu uma homenagem por agora estarem FEDERADOS nas Empresas Júnior do Estado de SP.

Texto adaptado por Samuel G.

Comunicação Fatec Jaboticabal Fotos/Imagens - Cedidas pela EJCAV