Visita Técnica - Engenho Vergas e Filho

Aconteceu na Fatec Jaboticabal dia 01 de outubro de 2022

HISTÓRIA

O Sr. Aparecido da Silva Sarneiro, trabalhava com caminhão, mudou completamente sua ideia de profissão e conquistou um sonho de gerações, o Empório e Engenho Verga e Filho instalado na cidade de Pitangueiras/SP desde 2018.

A produção de cachaça começou sem intenção de vendas, somente para degustação dos amigos. Sendo bem apreciada e atendendo aos pedidos, colocaram para venda. Em seguida, veio a produção de rapadura que não tinha na região.

Nos últimos anos a produção da cachaça apresentou crescimento e vem se firmando como um importante produto do agronegócio brasileiro. Embora detenha uma pequena participação, vem adquirindo espaço crescente na pauta de exportação do país, ganhando espaço no mercado (VERDI, 2006).

Produção de cachaça

A cachaça é o caldo de cana fermentado e destilado. Na fermentação, microorganismos (leveduras) convertem o açúcar da garapa em álcool. O produto resultante, chamado de vinho (como o suco fermentado de uvas) é aquecido em alambiques para finalmente transformar-se em cachaça.

Produção de rapadura

A rapadura é fabricada a partir da fervura do caldo de cana, e em seguida, é moldada e seca.

VISITA TÉCNICA

No dia 01 de outubro de 2022, o DAFJ "Profa. Dinah", organizou uma visita técnica sob a organização da Profa. Camila para o 5º Ciclo do curso de Biocombustíveis.

Abrindo espaço para outros cursos, o intuito da visita técnica era complementar o aprendizado acadêmico, de acordo com a Profa. Camila:

• Conhecer o processo de obtenção da cachaça,da matéria prima ao produto final para os alunos de Biocombustíveis;

• Identificar os possíveis impactos ambientais, os resíduos gerados e a destinação destes resíduos para os alunos de Gestão Ambiental;

• Conhecer como o engenho colocou o produto no mercado e sua identidade visual para os alunos de Marketing.

O Diretório Acadêmico Profa. Dinah agradece a participação de todos que foram na Visita Técnica, a Professora Camila que tornou essa experiência possível e, claro, ao Engenho Vergas e Filho pela recepção.

Conheça mais sobre o Empório e Engenho Vergas e Filho.

Vacinal Thomé Francisco dos Reis, S/N em Pitangueiras/SP.

Contato (16) 99205-4136

Texto por ValeriaZ - Comunicação Fatec

Imagens:

1. Internet

Fotos by Maycon e Valeria (Acervo Fatec)