SIPAT 2023 - Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho

O presidente da CIPA, Prof. Fábio Camilotti, encarregado de proporcionar a SIPAT todos os anos, e a responsável pela Comunicação da Fatec, juntamente com o apoio dos alunos do Diretório Acadêmico, o DAFJ Profa. Dinah, e alunos voluntários de todos os cursos, realizaram atividades, dinâmicas e desafios voltadas para a Saúde e Bem-Estar para a Semana da SIPAT.

ABERTURA - 22/05

Manhã

Alunas da disciplina de Segurança do Trabalho do curso de Biocombustíveis apresentaram os EPI's, realizaram aferição de pressão e temperatura, e uma dinâmica sobre Segurança.

O desafio da semana da Sipat: Quantos Fatecanos tem na unidade?

Valendo prêmio para quem acertasse ou chegasse mais próximo.

Tarde

O EM AMS - Ensino Médio da Etec Guariba; tiveram uma palestra sobre Cipa com o Prof. Fábio Camilotti.

Noite

Alunos da disciplina de Segurança do Trabalho do curso de Biocombustíveis apresentaram os EPI's, a Ginástica Elaboral, o Mapeamento de Risco, a Leitura da Sorte em Segurança e realizaram a aferição de pressão e glicemia com o apoio da Drogal.

HÁBITOS SAUDÁVEIS - 23/05

Manhã e Noite

As dinâmicas sobre Hábitos Saudáveis foram: Quantas proteínas?; Postura - Como sentar; Técnica de andar com o livro; Flexibilidade e Equilibrio; Dicas de alimentação para treino; e o Desafio de Agachamento de Parede.

O desafio do dia foi bem concorrido, alunos que queriam competir voltavam para quebrar o recorde da vez.

O desafio do dia, foi bem concorrido, alunos que queriam competir voltavam para quebrar o recorde da vez.

E os vencedores foram: Sarah de Marketing com 02 minutos e 27 segundos e o Roginaldo de Biocombustíveis com 06 minutos e 02 segundos.

Palestra sobre IST - Infecções sexualmente transmissíveis com a enfermeira Cintia, para as turmas do período da manhã e para o EM AMS - Ensino Médio da Etec Guariba.

CONTRA ACIDENTES - 24/05

Manhã e Noite

Simulações sobre: Cuide das suas Mãos - Como seria perder uma mão ou um polegar; Celular e atenção precisam andar juntas; e a Cozinha do Pânico (simulação de acidentes que podem ocorrer em uma cozinha e os alunos precisavam acertar o que fazer para não "explodir").

Tarde

EM AMS - Segurança na utilização e manuseio de produtos Químicos com Eng. Gilson Mocheuti - UCBVet.

Alunos do curso de Gestão Ambiental realizaram no período da noite uma Dinâmica do Chá.

AUTOEXAME - 25/05

Manhã

Dicas de autoexames que podem ajudar a detectar falhas de visão, sempre com indicação para consultar médico especializado.

Apresentação de alunas do curso de Enfermagem do Senac Jaboticabal sobre Primeiros Socorros e Serviços de urgência e emergência.

Realização de Exames de IST com os enfermeiros Cintía e Júnior para turma da palestra da manhã e para EM - AMS.

Tarde

Osvaldo Maran, Técnico em Segurança do Trabalho da Oxiquímica, apresentou uma palestra para o Ensino Médio da Etec Guariba - EM AMS.

Manhã e Noite:

Foi realizado testes de lógicas e de memória de curto prazo.

Os famosos testes de palitinhos deixaram os alunos na bancada pensativos, muitos não conseguiam voltar para as aulas tentando resolver. Esses enigmas são ótimos para manter a mente ativa, a concentração e o foco, o que é importante durante o trabalho que pode oferecer algum risco.

O jogo da memória de curto prazo foi realizado com a intenção de mostrar o quanto a pessoa lembra de algo em um curto período de tempo.

Sensação do dia e da noite, claro, um desafio de força. Com um Dinanômetro, alunos, ou melhor, "competidores" que voltavam várias vezes, realizaram o teste, apertando o aparelho e recebiam em quilos a capacidade de força da mão e punho.

Vencedores do desafio: Duda de Gestão Ambiental com 75 quilos e Saulo de Gestão Ambiental com 85 quilos.

Alunos do curso de Gestão Ambiental realizaram uma apresentação sobre sustentabilidade e como transformar o lixo em utilidade.

RELAXAMENTO - 26/05

O famoso #sextou - para finalizar a SIPAT, um vídeo de relaxamento, gratidão e positivismo ficou passando durante todo o dia na televisão disposta no corredor da Fatec Jaboticabal.

AGRADECEMOS A PARTICIPAÇÃO DE TODOS DURANTE A SEMANA DE SEGURANÇA E BEM-ESTAR.

Confira no vídeo do Instagram a seguir um resumo da Semana da SIPAT 2023.

Redatora: Valeria Z. - Comunicação Fatec Jaboticabal
Fotos e Vídeo - Lucas Carvalho e Valeria Z.
Responsável pela CIPA - Professor Fábio Camilotti
Organização da SIPAT - Valeria Z.
Apoio - DAFJ Profa. Dinah e alunos voluntários
Revisão: Professora Heloísa