SIPAT 2022 - Cuide-se e Bem Estar

Na semana de 23/05 até 27/05 foi realizada e Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Fatec Jaboticabal.

O presidente da CIPA, Prof. Fábio Camilotte, encarregado de proporcionar a SIPAT todos os anos, e a responsável pela Comunicação da Fatec, juntamente com alguns alunos do Diretório Acadêmico, o DAFJ Profa. Dinah, desenvolveram ações e atividades voltadas para a Saúde e Bem-Estar durante a semana para conscientizar toda comunidade Fatecana.

Abertura da semana trouxe o nosso "bom e velho" cafézinho! No dia 23/05, se iniciou a semana oferecendo café aos alunos dos dois períodos. Além de uma matéria sobre essa bebida (tão querida e tão "necessária" para muitos) escrita pela aluna do curso de Biocombustíveis, Marília Gabriela, algumas informações sobre consumo do café estavam disponíveis sobre a mesa. Confira a matéria!

Para animar o pessoal, um DESAFIO SIPAT foi lançado. Alguém consegue adivinhar quantos capacetes tem no pote de vidro?

Alunos, professores e até convidados foram dando seus palpites, de olho no exclusivo brinde Fatec Jaboticabal para os vencedores. E claro, tomando um cafezinho.

A noite, contamos com a presença de Mário Cesar Alves, nos prestigiando com a palestra sobre Controle e Inteligência Emocional.

Na terça-feira, uma mini feirinha de entregas de abacate para incentivar a boa alimentação.

Alunas do curso de Nutrição da Faculdade São Luís passaram nas salas de manhã e quinta-feira a noite aplicando dinâmicas sobre alimentação saudável.

E quarta-feira, manhã e noite, recebemos as alunas do curso de Enfermagem do Senac para medição arterial, calculo de IMC e glicosimetria.

Sempre pautando a importância de manter o controle de sua pressão e glicose, como o equilíbrio de seu peso e altura para uma massa corporal saudável.

E a semana continuou com mais atividades de Bem-Estar, na quinta-feira recebemos enfermeiras municipais da Prefeitura para mais aferição de pressão arterial e glicosimetria.

O resultado do Desafio Sipat foi divulgado, onde de mais de 100 palpites, apenas 8 acertaram, com isso, a pergunta desempate foi lançada.

Um espaço para massagem foi reservado no nosso confortável Memorial, onde uma máquina de massagem lombar e outra de massagem nos pés ficaram disponibilizadas durante a semana toda e muitos foram relaxar, tanto alunos quanto os professores.

Para fechar a semana e dar um ar de #sextou, pela manhã o pessoal da saúde de Jaboticabal realizou de maneira sigilosa e bem ordenada testes de IST e foram distribuídos preservativos, tudo com intuito de sempre incentivar a prevenção.

E a noite, os instrutores da Academia Equilibrium passaram nas salas ensinando sobre alongamento e ginástica elaboral para quem fica muito tempo sentado, excelente para nossos alunos que sentem desconforto nas famosas carteiras escolares.

E a semana da Sipat foi bem proveitosa, o recado para os alunos se cuidarem e realizarem consultas com mais frequência foi dado.

Agradecemos a colaboração de todos que participaram, principalmente ao Prof. Fábio Camilotte que todo ano nos proporciona a Sipat sempre buscando trazer o que há de melhor em auto-cuidado!

Com apoio:

Texto e Imagens: Valeria Z. (Comunicação Fatec Jaboticabal)

Fotos - Valeria Z. e membros DAFJ Profa. Dinah