I Semana Intercultural

VOCÊ SABIA...

Que o conhecimento da cultura de diversos países colabora para o enriquecimento da formação geral e humanística?

Do dia 23 até 27 de outubro de 2023, ocorreu a I Semana Intercultural que foi idealizada pela professora Michelle Aranda Facchin, atuante na área de Inglês nos cursos de Biocombustíveis e Gestão Ambiental e pela professora Lígia De Grandi, atuante na área de Espanhol no curso de Marketing.

O objetivo principal do evento foi integrar aspectos culturais de países falantes de

língua inglesa e de língua espanhola. Houve atividades em colaboração com os professores dos cursos de Biocombustíveis, Gestão Ambiental e Marketing.

As atividades foram variadas, contando com:

• Parada Literária e Projeto conCORDA

Apresentação de dança, música e leitura de poemas pelos alunos e professores.

• Coral da Unesp de Jaboticabal

O Coral da UNESP é um projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) presente em vários Campi da UNESP que proporciona aos alunos, funcionários e comunidade a oportunidade de vivenciar a música através do canto coletivo, desenvolvendo aptidões artísticas e ampliando horizontes culturais.

• Projeto da Biblioteca: O que tem na estante?

Uma estante com livros para doação foi disponibilizada no corredor, afinal ler faz bem à mente, ao coração e auxilia na transformação de si e do mundo.

• Degustação cultural

Feira de degustação de alimentos típicos de países falantes de inglês.

• Comemoração Día de los muertos

Durante a semana, houve a montagem e exposição de um altar em comemoração ao Día de los muertos (data comemorativa celebrada no México no dia 2 de novembro, para relembrar e fazer oferendas aos entes queridos que já morreram).

• Mural Cultural

Exposição

de cartazes, aquarelas, textos diversos e informações culturais sobre países falantes de língua espanhola e de língua inglesa. a exposição de cartazes e aquarelas

No próximo ano, as professoras pretendem continuar com esse projeto.

É muito gratificante termos a oportunidade para compartilharmos cultura, conhecimento e energias positivas. (Profa. Michelle)

Referência - Profa. Michelle

Adaptação/Redação - Valeria Z