top of page

Vamos falar dos jovens chamados de geração nem-nem

O que significa Nem-Nem?

A geração nem-nem é o nome dado aos jovens entre 18 e 24 anos, que nem estudam e nem trabalham. Segundo dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Brasil é o segundo maior país com geração nem-nem, só perde para África do Sul.



O fato de não trabalhar e nem estudar, muitas vezes está atrelado com questões de não conseguirem seguir seus estudos, nem oportunidade de emprego, no qual, consigam se encaixar de acordo com seu currículo, pois o mercado de trabalho vem se tornando cada vez mais exigente para o preenchimento das vagas.

Outro ponto importante, é a falha no sistema Educacional, onde há ausência de mecanismos de incentivo para o mercado de trabalho.



As consequências da geração nem-nem são:

  • Aumento do desemprego entre a população, já que os jovens correspondem a uma porcentagem da população, além disso, os jovens nem-nem, não estariam estudando o que impossibilita de ter formação profissional para conseguir emprego;

  • Desigualdade e exclusão social, sem formação de qualidade, se torna uma barreira para conseguir uma vaga no mercado, como consequência aumenta a desigualdade social e pode até mesmo aumentar a criminalidade;

  • Problemas de saúde mental, pois são pressionados e cobrados para terem independência financeira.



Como mudar isso?

É possível tentar investir em estudos. No Brasil, há cursos profissionalizantes gratuitos que podem ajudar no currículo.

Empreendedorismo e inovação pode ajudar, pois incentiva o jovem a ser independente e buscar sempre inovar no mercado, para isso, automaticamente envolve estudar o produto/serviço que ele pretende empreender.

Ficar de olho em políticas públicas que incentivem oportunidades de emprego entre jovens e grupos excluídos.


A nova geração de jovens, tem muito potencial e criatividade, e com o estudo, vidas se transformam. Existem muitas opções de cursos disponíveis no Brasil, também há opções de ensino superior gratuito que você pode cursar em até 3 anos, é o caso do tecnólogo, que além do pouco tempo, te prepara para o mercado de trabalho com qualidade.

E aí, que curso você pretende começar?


Aproveite que estão abertas as inscrições para a isenção e redução da taxa do vestibular Fatec Jaboticabal.

Não perca a oportunidade de estudar e sem pagar NADA por isso.




Equipe Comunicação fatec Jaboticabal

Redação Beatriz Donadon

Adaptação e complementação textual Valeria Z

Imagens Mídias do Wix




Referências


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page