top of page

Por que você não consegue arrumar emprego?


Está difícil arrumar emprego e você não sabe o que pode estar fazendo de errado?


Independentemente do cargo ou nível de experiência que você tenha, é importante refletir quais erros você pode estar cometendo e, finalmente, mudar o jogo.



Pensando nisso, temos 07 motivos possíveis que podem explicar essa dificuldade.


MOTIVO 01

Sua estratégia está errada!

O processo de contratação ficou mais ativo por parte dos recrutadores, ou seja, eles preferem procurar os candidatos ideais. Isso tornou o processo seletivo mais ágil e assertivo.

Se você está procurando um emprego, além de se candidatar para vagas online, você precisa estar atento a essa nova forma de contratação. Por isso, seu currículo e LinkedIn se tornaram tão importantes, já que, é por meio deles que um recrutador vai chegar até você.

Cada empresa tem um perfil, é bom conhecer e pesquisar sobre a mesma para ter uma ideia do que eles procuram.



MOTIVO 02

Seu currículo e LinkedIn estão inadequados

Ter um bom currículo e LinkedIn faz toda a diferença sobre como arrumar emprego.

Por que LinkedIn? Porque é uma rede social para divulgar o currículo, manter uma rede de contatos profissionais e disseminar conteúdos interessantes e relevantes. Além disso, é muito útil pra procurar novos funcionários, analisar perfis de candidatos e fortalecer a sua presença no mercado.

Já o currículo, ele é como cartão postal para as empresas te conhecerem. É o primeiro contato que o recrutador tem com o candidato. Ainda que o documento seja recebido online, ou até mesmo, pessoalmente.



MOTIVO 03

Você espera um milagre

Seja sincero com você mesmo, o que você está realmente fazendo para arrumar um emprego?

Uma das posturas mais comuns é a lamentação “não consigo arrumar emprego”, “como arrumar emprego se ninguém está contratando”, “as empresas não dão oportunidades” e mais outras diversas injustiças que até podem ser verdades, mas não deveriam ser usadas para acomodar sua vida profissional.

Enquanto uns reclamam e culpam tudo por não arrumar um emprego, outros estão se preparando, melhorando seus currículo e até fazendo cursos, estudando, lendo bons livros e retomando contatos com suas redes.



MOTIVO 04

Você ainda não sabe bem o que quer

Um grande erro que acontece é a falta de foco. Muitos disparam seus currículos para todas as vagas de emprego, mesmo as que não têm relação com o seu perfil.

Sabemos que muitas vezes ficamos desesperados para conseguir um emprego urgentemente, mas precisamos manter a calma e usar a estratégia certa.

Reserve um tempo do seu dia para definir o seu perfil profissional, analise suas forças, fraquezas, quem são suas empresas alvo e os seus concorrentes no mercado. Com isso, você poderá organizar melhor o seu currículo, destacando seus pontos fortes e conquistas certas. Também é um exercício para analisar o que está faltando no seu currículo e o mercado está exigindo.



MOTIVO 05

Seu Network é ruim

Uma junção das palavras inglesas "net" que significa rede e "work" que significa trabalho. Se traduzirmos de forma literal, significa rede de trabalho. Na prática, é uma rede de relacionamentos.

Nada mais é que um dos meios de utilizar o famoso "Quem indica" (QI) para conseguir boa indicação de serviço, produto ou de colaborador, porém feito de maneira séria, profissional e organizada. É como uma "carta na manga" que, se usada da maneira certa, poderá abrir muitas portas para você e sua empresa.



MOTIVO 06

Não aceitar começar de baixo

Muitas pessoas não aceitam ofertas de emprego por acharem que o salário é baixo demais ou por começarem sendo "auxiliar do auxiliar do auxiliar".

Se a vaga é em uma empresa ou em uma área que você quer, comece de baixo para ir subindo os degraus, obtendo experiências e se aprofundando mais na área de atuação. Afinal, os cargos mais altos são destinado as pessoas com cursos e experiências nas área.



MOTIVO 07

Não se aprimorar

Se aprimorar ou profissionalizar destaca mais seu currículo profissional.

Ter cursos e faculdade ajuda a mostrar que o profissional tem os conhecimentos essenciais para ocupar as melhores vagas de trabalho e enfrentar os desafios da profissão. As oportunidades promissoras também costumam oferecer salários melhores.

Mas você também não precisa gastar muito para ter uma formação, existem cursos livres gratuitos e também faculdades, como a Fatec Jaboticabal que é uma faculdade pública.



Esses 07 motivos podem ser mudados caso você tenha se identificado com algum. Então, não perca mais tempo e comece a definir seu plano de carreira e pense no que você fará para alcançá-lo, como pode começar, o que pode estudar e como se profissionalizar.



E se ainda não possui uma faculdade, não perca tempo e aproveite os Vestibulares das Faculdades Públicas como a Fatec Jaboticabal.

Acompanhe nossas redes e aproveite a chance de se destacar no mercado de trabalho.


Nos siga no Instagram, no Facebook e no nosso Site.



Redação - Valeria Z (Comunicação Fatec Jaboticabal

Gifs - acervo gratuito Giphy do Wix

Referências - Site PraCarreiras by Ana Carolina Okubo - 24 de março de 2020 | Site Fatec jaboticabal



53 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page