Como você vai começar ou voltar a Faculdade?

Estudar é um dos melhores investimentos que você pode fazer e como qualquer outra jornada da vida possui desafios e objetivos, mas você pode superar e conquistar seus obstáculos.

Antes, é muito importante ressaltar o porque fazer faculdade...

Um pensamento comum sobre fazer faculdade é “será que realmente vale o esforço? O cansaço, investimento, comprometimento do meu tempo de descanso… será que o retorno vai compensar tudo isso?”.

Você precisa avaliar quantos benefícios terá e conseguir colocar na balança os prós e contras para tirar suas próprias conclusões. Conheça alguns beneficios:

• Melhorar o currículo: uma faculdade atualiza seus conhecimentos e amplia o seu repertório teórico e técnico, acrescentando um diferencial competitivo no seu perfil profissional. E com isso, pode ter salários e cargos mais altos (Segundo um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE, um profissional com diploma de nível superior chega a ganhar 156% mais do que os outros).

• Desenvolvimento pessoal: Aprender coisas novas é uma forma de expandir a sua zona de conforto e proporciona oportunidades de desenvolver-se pessoalmente. Tirar aquele plano do papel e colocar em prática oferece uma sensação de autorrealização, o que além de aumentar sua autoestima, vai te lembrar de que você é capaz.

Lembre-se de que conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você. Estudar é um investimento na sua carreira e na sua vida. A sensação de poder ir mais longe, aprender novas habilidades e fazer novas conexões por si só já vale a pena todo o esforço.

Veja alguns passos para começar ou voltar a estudar:

1. Defina o caminho

Conheça o mercado de trabalho da área que escolheu para já ter uma ideia de qual o melhor caminho. Com as informações colhidas e o aprendizado durante o seu curso, você poderá avaliar qual caminho oferece mais ganhos e crescimento.

2. Avalie sua rotina

Analise sua rotina e faça os ajustes necessários para caber a faculdade e os estudos. Avalie seus horários e calcule o tempo que terá que dedicar. Sabemos que a vida é corrida, que temos muitas coisas para fazer e trabalhar e estudar ao mesmo tempo é cansativo, mas se você vai fazer uma faculdade, precisa entender que isso faz parte.

Terá que optar em estudar ao invés de festejar, que chegará exausto na aula e que muitas vezes não terá uma pausa. Entenda que muitas pessoas passaram e passam por isso, nem todo mundo tem a sorte de só ter que estudar. Então, se organize, precisa entender que precisará achar tempo para estudar e realizar suas tarefas.

3. Se aprofunde no seu curso

Não fique só nas informações da sala de aula! Leia matérias sobre, conheça profissionais, tente participar das atividades acadêmicas que trazem inovações da área.

Quanto mais conhecimento tiver, mais você se destaca.

4. Planeje suas finanças

Concentre-se nesse passo, é um dos mais importantes. Mesmo com a faculdade sendo gratuita, você terá alguns custos como locomoção, excursões, material básico e alimentação. Busque informações sobre bolsas de estudo e organize seu financeiro.

Muito importante é ter foco e determinação. Provavelmente, isso você já sabe que tem, afinal, essas são habilidades que o trabalho naturalmente desenvolve. Vale a pena reforçar de que na vida nada é conquistado com facilidade, toda escolha envolve uma renúncia.

Uma maneira de manter a motivação é ser firme na sua decisão, ter persistência e manter os olhos no futuro, na recompensa do seu esforço.

Lembre-se das portas que abrirão quando tiver seu diploma em mãos e siga adiante.

E como você está se preparando para começar ou voltar para a faculdade em fevereiro de 2024? Conta para gente.

Referência Blog Unicep

Redação e Adaptação Valeria Z.