Por que é necessário ler?

"A leitura é a janela para o mundo, a porta para a sabedoria e a chave para a compreensão" - Confúcio

Ler é importante por várias razões. Primeiro, ler é uma forma valiosa de adquirir conhecimento e informação. Isso pode incluir tópicos como história, ciência, literatura e notícias, entre outros. Além disso, ler pode ajudar a desenvolver habilidades de compreensão e interpretação, bem como habilidades de escrita e comunicação.

Outra vantagem importante de ler é que pode ajudar a desenvolver a imaginação e a criatividade. Ler livros de ficção, por exemplo, pode estimular a mente a imaginar cenários e personagens, o que pode ser uma ótima forma de relaxamento e distração.

Aliás, ler também pode trazer benefícios para a saúde mental e emocional. Pode ajudar a reduzir o estresse, melhorar a capacidade de concentração e aumentar a autoestima.

Finalmente, ler também pode ser uma forma valiosa de se conectar com outras pessoas e culturas. Isso pode incluir a leitura de livros de autores de diferentes países e culturas, o que pode ajudar a expandir a perspectiva e a compreensão global. Em resumo, ler é uma forma valiosa de adquirir conhecimento e informação, desenvolver habilidades de compreensão e interpretação, estimular a imaginação e a criatividade, beneficiar a saúde mental e emocional e se conectar com outras pessoas e culturas. Ler é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento intelectual e pessoal e é uma atividade que pode ser desfrutada ao longo da vida.

É importante notar que ler não precisa ser restrito a livros impressos. A leitura pode ser feita em várias formas, como e-books, artigos de revistas e jornais, blogs e até mesmo legendas de vídeos. O importante é que as pessoas encontrem o tipo de leitura que mais as atraem e que se sintam confortáveis.

Por fim, é importante incentivar a leitura desde cedo, por meio da educação e do exemplo. A leitura frequente pode ser uma forma valiosa de desenvolver habilidades de leitura e escrita, bem como de estimular a curiosidade e a criatividade. É essencial que as pessoas desenvolvam o hábito de ler para que possam tirar o máximo proveito dos benefícios que a leitura pode oferecer.

Ler informativos, e-mails e outros comunicados da faculdade é crucial para o sucesso acadêmico e profissional. Esses comunicados podem fornecer informações importantes sobre prazos de entrega de trabalhos, horários de aulas, eventos acadêmicos e outras notícias relacionadas ao curso. Ademais, e-mails e informativos podem conter informações importantes sobre bolsas de estudo, oportunidades de emprego e outras oportunidades de carreira.

Ler esses comunicados com atenção e regularidade é fundamental para não perder nenhuma informação importante, e não se atrasar com entregas e compromissos. Isso também mostra responsabilidade e comprometimento com o curso e a instituição.

Além disso, esses comunicados podem ser uma fonte valiosa de informações sobre as últimas tendências e desenvolvimentos na área de estudo, como as expectativas e os requisitos para a carreira. Isso pode ajudar os alunos a se prepararem melhor para o mercado de trabalho e a se manterem atualizados com as últimas tendências e desenvolvimentos na área de estudo.

É importante que os alunos também saibam como encontrar e acessar esses comunicados. Muitas vezes, as instituições de ensino disponibilizam essas informações em um portal online ou em um mural eletrônico. É importante que os alunos estejam familiarizados com esses canais de comunicação e saibam como acessá-los regularmente.

Enfim, ler comunicados da faculdade, e-mails e informativos é crucial para o sucesso acadêmico e profissional. Isso permite que os alunos fiquem informados sobre as últimas notícias, eventos e oportunidades relacionadas ao curso e à carreira, além de ajudar a se prepararem melhor para o mercado de trabalho. É importante que os alunos desenvolvam o hábito de ler esses comunicados regularmente e saibam como encontrá-los e acessá-los.

Recomendações de leitura:

• "O poder da leitura: Como a literatura muda vidas" de Steven Pinker: Esse livro discute como a leitura afeta nossa mente, nossa cultura e nossa sociedade, e argumenta que a leitura é essencial para o desenvolvimento cognitivo e intelectual.

• "Ler para viver: Como a leitura forma a mente, transforma a alma e enriquece a vida" de Will Schwalbe: Esse livro é uma reflexão sobre a importância da leitura na vida de uma pessoa, com histórias de livros e autores que tiveram um impacto significativo na vida do autor.

• "As vantagens da leitura lenta: Como aproveitar mais a cada livro" de Carl Honore: Esse livro discute como a leitura lenta pode ajudar a obter mais benefícios da leitura e como aproveitar melhor o seu tempo lendo.

• "Como ler livros" de Mortimer Adler e Charles Van Doren: Esse é um clássico da filosofia da educação, que explica como ler e compreender livros de forma eficaz, e o porquê é preciso fazer isso.

• "A importância da literatura" de Italo Calvino : Esse livro é uma coletânea de ensaios do escritor italiano, Italo Calvino, onde ele discute sobre a importância da literatura na sociedade, e o papel que a leitura desempenha na formação do indivíduo.

Redator: Lucas Schaffhauser Carvalho

Adaptação: Valeria Z. - Comunicação Fatec Jaboticabal