História

A Faculdade de Tecnologia de Jaboticabal, Nilo De Stéfani, pertence ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, do Estado de São Paulo, e oferece cursos de graduação tecnológica.

 

HISTÓRIA

    O funcionamento da Fatec de Jaboticabal (Decreto no. 52.642, de 21 de janeiro de 2008) foi possível devido ao firmamento de termo de cooperação entre três entidades: o Centro Paula Souza, a Prefeitura de Jaboticabal e a Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp.

​  O Centro Paula Souza implantou o curso de Bioenergia Sucroalcooleira em 2008, mais tarde renomeado para Biocombustíveis, e realizou a contratação dos primeiros funcionários e professores.

      A Unesp doou o terreno, em outubro de 2008, para a construção do futuro campus e a prefeitura iniciou a construção do campus através de três obras: prédio administrativo e salas de aulas, prédio de laboratórios e a obra de acesso aos dois blocos com estacionamento. A faculdade tem área de 17.993m² e encontra-se em localização privilegiada e de fácil acesso.

Fatec2.jpg
Fatec3.jpg

     A unidade possui corpo docente qualificado, com nível de doutorado e mestrado. Conta com professores que se dedicam de forma integral e atuam em vários projetos com empresas públicas e privadas. Há também “profissionais-professores” que trabalham ou trabalharam nas mais diversas empresas e atuam na docência, facilitando o contato dos alunos com os conhecimentos mais novos e inovadores do mercado de trabalho e acadêmico.

    Além dos docentes, há corpo de funcionários capacitados a darem orientações e a ajudarem nas mais diferentes áreas: acadêmica, administrativa e de comunicação.

  O que torna essa Fatec diferente e especial é as pessoas que aqui trabalham, para que a educação tecnológica oferecida seja de excelência e referência no Brasil.

MISSÃO

Promover a educação pública profissional e tecnológica dentro de referenciais de excelência, visando o desenvolvimento tecnológico, econômico e social da região nordeste do estado de São Paulo.

VISÃO

Consolidar-se como referência nacional na formação e capacitação profissional, estimulando a produtividade e competitividade da economia de Jaboticabal e região.

VALORES

​–Valorização e desenvolvimento humano

–Postura ética e comprometimento

– Respeito a diversidade e a pluralidade

–Compromisso com a gestão democrática e transparente

–Cordialidade nas relações de trabalho

–Responsabilidade e sustentabilidade

–Criatividade e inovação

 
nilo.png

Nilo de Stéfani

     Nilo De Stéfani é o patrono da unidade, pois foi referência na cidade de Jaboticabal, não somente como empresário inovador e visionário, mas também como promotor da educação, do desenvolvimento e da profissionalização.

     Nasceu em 6 de novembro de 1921 na cidade de Tabapuã, mas, durante a sua infância, mudou-se para Jaboticabal com a sua família.

     Começou a trabalhar com apenas 12 anos de idade, porque o trabalho, a união e o investimento no futuro guiaram Nilo e seus irmãos durante a vida toda, além da coragem e do empreendedorismo. Mesmo trabalhando, Nilo seguiu estudando e formou-se, em 1945, em contabilidade.

   Já em 1947, Nilo e seus irmãos juntaram as suas economias para comprarem uma cerâmica, onde trabalhou, lutou e conquistou muito para sua família e a cidade de Jaboticabal.

      Sempre conduzindo os negócios com prudência, atento às mudanças e às novas tecnologias, e aprimoramento das empresas, trouxe, ao interior de São Paulo, a Mercedes-Benz para vender caminhões e tratores a toda região.

     Nilo acreditava, apostava e incentivava as pessoas, sendo assim estava sempre contribuindo na área da educação de várias formas: apoiou, financeiramente, a fundação Judith Buzaid que tinha o objetivo de promover bolsas de estudos de pós-graduação; participou no desenvolvimento do curso de agronomia da Unesp de Jaboticabal.

PATRONO DA FATEC JABOTICABAL

     Socialmente, teve grande participação, fundou clubes, mudou leis, reescreveu destinos e foi presença fundamental no crescimento histórico de Jaboticabal. Ajudou a criar a sede da Associação Comercial de Jaboticabal, onde foi presidente a conselheiro por muitos anos.

     Em 1983, Nilo e sua família foram honrados com o título de “Cidadãos Jaboticabalenses”, sendo reconhecidos por todas as contribuições à cidade de Jaboticabal.

     Já em 1992, foi eleito “o empresário do ano” pela Confederação das Associações de Comerciais do Estado de São Paulo.

     Além desses reconhecimentos, recebeu a Medalha Santos-Dumont por seu apoio ao Aeroclube de Jaboticabal.

     Nilo De Stéfani faleceu em agosto de 2010, mas o seu legado continua sendo uma inspiração a todos. Nilo e seus irmãos construíram empresas, criaram empregos a milhares de pessoas, gerando progresso e riqueza a Jaboticabal e região, e promovendo o desenvolvimento a profissionalização de pessoas.

     Dessa forma, ao escolher Nilo De Stéfani como patrono da unidade, é reconhecer a importância dele para a cidade de Jaboticabal.