top of page

Por que empresas evitam contratar pessoas mais jovens?


Trabalhar é essencial para a sobrevivência do ser humano. Muitas pessoas costumam buscar o primeiro emprego quando são jovens, pois isso proporciona independência financeira, responsabilidade, experiência profissional e desenvolvimento de habilidades.


Entretanto, será que as empresas estão atualmente dispostas a contratar os jovens?

Segundo a reportagem "Geração Z: empresas evitam contratar pessoas mais jovens" do Jornal da Band publicado em 16/02/2024, os jovens da Geração Z estão enfrentando dificuldades para conseguir emprego devido à falta de experiência e habilidades específicas exigidas pelo mercado de trabalho atual.

Muitas empresas estão preferindo contratar profissionais mais experientes e qualificados, o que tem gerado preocupação entre os jovens em busca de oportunidades de trabalho.


Os problemas, segundo as empresas, começam na hora da seleção. Eles citaram, como motivos, falta de habilidade para conversar (52%), roupas inadequadas para a situação (47%) e até pessoas que levam os pais (19%).


Ninguém espera que um profissional recém-formado chegue ao mercado de trabalho com a experiência necessária para executar todas as funções. Mas as habilidades que tem faltado, segundo as empresas, são outras. Cumprir horários, lidar com a rotina e se comunicar - seja ao redigir um e-mail ou participar de uma reunião. Um choque geracional, que tem exigido adaptações dos dois lados.


Ou seja, as empresas buscam jovens que agreguem valor à organização; não basta apenas cumprir tarefas, é necessário demonstrar comprometimento, responsabilidade e pontualidade, características mínimas esperadas de todos os colaboradores.



Por outro lado, é comum os jovens enfrentarem insegurança no início da carreira, o que é perfeitamente normal.



Selecionamos algumas dicas para se sair bem ao ingressar no mercado de trabalho:



  1. Busque experiências: participe de trabalhos voluntários, estágios ou programas de jovem aprendiz para ter o primeiro contato com o mercado de trabalho e aprender;

  2. Busque se qualificar: faça cursos online e presenciais para aumentar suas chances;

  3. Não tenha vergonha de procurar emprego; é importante começar a trabalhar e, para isso, é necessário deixar o currículo nas empresas para se apresentar caso surjam oportunidades;

  4. NÃO LEVE OS PAIS! Evite levar os pais para a entrevista de emprego. As empresas querem avaliar sua competência, independência e responsabilidade;

  5. Saiba como se portar na entrevista: preste atenção à sua vestimenta, não seja excessivamente formal nem desleixado, e seja educado ao falar;

  6. Busque obter ensino superior: isso aumenta sua qualificação profissional e abre portas para o mercado de trabalho.



Veja a notícia AQUI



Redação por Beatriz Donadon

Revisão e adaptação Valeria Z.

Referências Jornal da Band

Imagens Wix


545 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page