2024 - Ano dos Concursos Públicos?

Em 2023, os concursos públicos deram uma animada depois de ficarem meio parados por alguns anos. Isso é uma boa notícia para quem quer entrar no serviço público.

Várias coisas contribuíram para esse retorno, como a necessidade de mais gente qualificada nos órgãos do governo, aposentadorias e a vontade de renovar a equipe.

O ano de 2024 parece ser uma ótima chance para quem sonha com uma carreira no serviço público. A expectativa é que continuem abrindo muitas vagas, o que motiva os candidatos a se prepararem melhor para os processos de seleção. Isso não só ajuda a economia do conhecimento, mas também melhora os serviços que são oferecidos para a população.

Mas, olha, com essa notícia boa vem também uma má: a concorrência vai aumentar. Por isso, quem quer participar desses concursos precisa se preparar bem, não só no conhecimento técnico, mas também nas habilidades sociais e na capacidade de se adaptar às mudanças do serviço público.

Procurar emprego em concursos públicos tem um monte de vantagens legais que chamam a atenção de muita gente. Veja a seguir algumas das coisas boas de escolher trabalhar para o setor público através de concursos (importante que nem todos oferecem os mesmos benefícios, por isso, leia sempre o edital):

1. Estabilidade Empregatícia: Uma das maiores vantagens é a estabilidade no emprego. Funcionários públicos geralmente têm garantia de emprego, o que oferece segurança profissional.

2. Salários e Benefícios Atrativos: Muitos cargos públicos oferecem salários competitivos, benefícios como férias remuneradas e outros incentivos financeiros.

3. Isonomia e Impessoalidade: Os concursos públicos são regidos por princípios como isonomia e impessoalidade, garantindo que todos os candidatos tenham as mesmas oportunidades, independentemente de qualquer fator externo.

4. Carga Horária Regulamentada: A maioria dos cargos públicos possui uma carga horária de trabalho regulamentada, o que pode proporcionar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

5. Estabilidade Financeira: A estabilidade financeira associada à segurança no emprego pode ser especialmente atraente, oferecendo tranquilidade em períodos de incerteza econômica.

6. Desenvolvimento Profissional: Muitos órgãos públicos investem no desenvolvimento profissional de seus funcionários, oferecendo treinamentos, cursos e programas de capacitação.

7. Aposentadoria Integral: Em alguns casos, os funcionários públicos têm direito à aposentadoria integral, o que significa que recebem um valor equivalente ao salário durante toda a aposentadoria.

8. Realização de Serviço Público: Muitas pessoas vêm trabalhar no setor público como uma oportunidade de contribuir para a sociedade, prestando serviços que impactam diretamente a comunidade.

9. Férias e Licenças Remuneradas: Funcionários públicos geralmente têm direito a férias remuneradas e licenças, proporcionando tempo para descanso e assuntos pessoais.

Veja alguns concursos previsto para 2024:

Concursos Nacionais:

• Polícia Federal (PF)

• Receita Federal

• Banco Central do Brasil (BACEN)

• Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Concursos Estaduais:

• Polícia Militar e Civil

• Secretarias da Fazenda Estaduais

• Tribunais de Justiça Estaduais

Concursos Municipais:

• Prefeituras e Câmaras Municipais