top of page

E agora, como devo montar meu currículo?

Ter um currículo é essencial para mostrar suas habilidades, qualificações, escolaridade e experiências na hora de procurar um emprego, afinal eles mostram:


  • Primeira Impressão: Em muitos casos, o currículo é a primeira impressão que um empregador tem de você.


  • Diferenciação: Em um mercado de trabalho competitivo, um currículo bem elaborado pode ajudá-lo a se destacar entre outros candidatos.


  • Profissionalismo: Um currículo bem estruturado e bem escrito demonstra seu profissionalismo e compromisso com a qualidade. Mostra que você está levando a sério a sua busca por oportunidades e está disposto a investir tempo e esforço para se apresentar da melhor maneira possível.



Em resumo, um bom currículo é como um cartão de visita que você dá aos empregadores quando está buscando uma oportunidade. Ele precisa ser organizado e ter informações claras.


Também é importante adaptar seu currículo para cada situação específica, destacando o que é mais relevante para o que você está buscando.


Mas, caso ainda não sabe por onde começar, separamos algumas dicas de como montar um currículo. Confira algumas informações que você pode colocar: 👇



  1. Seu nome completo e idade.

  2. Seus contatos, como telefone, e-mail profissional, cidade que reside.

  3. Destaque seu objetivo ou resumo profissional (é opcional, mas ele pode destacar seu currículo). Coloque seus objetivos de carreira ou um resumo das suas habilidades e experiências relevantes para o cargo. Ou seja, coloque algo que sirva como porta de entrada à vaga.

  4. Formação acadêmica ou escolaridade - Grau de escolaridade (primário, fundamental, ensino médio), cursos técnicos ou superiores que realizou. Coloque o ano em que se formou.

  5. Suas experiências profissionais com nome da empresa, cargo/função e período trabalhado. Caso não tenha, uma opção é colocar um objetivo no currículo que destaque seus objetivos de carreira e aspirações profissionais.

  6. Destaque suas habilidades ou competências e, de preferência, as que são relevantes para o cargo que está buscando. Pode incluir habilidades técnicas (como conhecimentos atividades, processos, softwares, outro) ou habilidades interpessoais (conjunto de características compornamentais que facilitam as relações humanas).

  7. Coloque seus Cursos complementares, que são aqueles cursos que você realiza além do ensino tradicional. Se tiver muitos, coloque apenas que considera importante para aquela vaga.

  8. Atividades extracurriculares, é opcional e caso seja relevante, são serviços ou ações voluntárias, participações estudantis ou acadêmicas ou projetos e pesquisas.

Preciso colocar nessa ordem as informações?
Não! Apenas colocamos as informações que podem ser importantes, mas pode ter outra ordem.


Existem vários templates (modelos) de currículo, mas o melhor modelo é aquele que valoriza suas qualidades e demonstra como você poderá contribuir com a empresa.



DICAS BÔNUS:

  • Sempre revise seu currículo para não ter erros gramaticais.

  • Guarde em uma pasta para não sujar e nem amassar (tenha vários).

  • Não minta!



Esperamos ter ajudado você com as nossas dicas.

Acompanhe nossas redes e responda nossas enquetes para caso queira mais dicas sobre currículo e mercado de trabalho.



Te desejamos uma boa sorte na sua busca por emprego.


 


Referencia Blog Gupy

Redação por Beatriz Donadon

Revisão e adaptação Valeria Z.

Imagens Wix e Pravaler

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια

Βαθμολογήθηκε με 0 από 5 αστέρια.
Δεν υπάρχουν ακόμη βαθμολογίες

Προσθέστε μια βαθμολογία
bottom of page