top of page

O que pode fazer um Tecnólogo em Gestão Ambiental?

Conheça um pouco sobre 4 áreas de atuações para quem se forma em Gestão Ambiental.

O Tecnólogo em Gestão Ambiental é um profissional interessado na preservação da biodiversidade e dos recursos naturais, que gosta de pesquisar temas ligados à sustentabilidade e está sempre em busca de maneiras de reduzir os impactos ambientais. É importante se sentir à vontade ao realizar atividades próximas à natureza, embora você nem sempre vá trabalhar no campo ou em áreas florestais.


Muitos cometem o erro de achar que Tecnólogo é um curso técnico ou não possui diploma, mas estão ERRADOS! Curso Tecnológico é Ensino Superior (graduação) e o diploma pode ser utilizado para candidatura em concursos públicos de nível superior, especialização e pós-graduação.

NÃO ESQUEÇA! Tecnólogo é FACULDADE!


Quando um universitário termina a sua graduação, possui o direito de obter seu Registro Profissional, que é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.

Quem se forma em Gestão Ambiental na Fatec Jaboticabal tem direito ao CRQ (Conselho Regional de Química) e ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.


Como Gestor Ambiental, o profissional é capacitado a trabalhar com questões ambientais complexas, elaborar diagnóstico de situação, propor soluções para problemas na área e monitorar a qualidade ambiental.



ÁREAS DE ATUAÇÃO

Vamos listar apenas 04, mas o mercado de trabalho é amplo. Nos acompanhe que traremos mais informações.


Licenciamento Ambiental

Autorizar, avaliar e acompanhar o desenvolvimento de atividades que estejam relacionadas com o uso dos recursos naturais ou aquelas que sejam consideradas poluidoras e danosas ao meio ambiente. Em outras palavras, a construção, instalação, ampliação e funcionamento dos estabelecimentos e atividades estão condicionados à uma aprovação prévia por parte de órgãos competentes.


Analista Ambiental Administra processos para obtenção de licenças e autorizações ambientais municipal, estadual e federal. Elabora diagnósticos, pareceres e relatórios de controle para os órgãos ambientais e realiza o atendimento aos agentes de fiscalização. Ministra treinamentos e desenvolve os programas de educação ambiental.



Coordenador de Sustentabilidade Coordena programas e projetos de sustentabilidade, no âmbito social, ambiental e econômico, administra orçamentos, estabelece parcerias, planeja estratégias na captação de recursos e monitora investimentos para alcance dos melhores resultados.



Consultor Ambiental

Estuda e analisa todos os prováveis estragos ou impactos ambientais que determinado projeto desenvolvido por uma empresa (ou toda a sua conjuntura, como instalações, recursos utilizados e para onde vão as sobras de materiais) traz.



Conheça mais sobre o curso no site da Fatec Jaboticabal e fique atento aos vestibulares.




Curso de Gestão Ambiental da Fatec Jaboticabal - Vestibular

REFERÊNCIAS - Site Catho Profissões e Fatec Jaboticabal

IMAGENS - Freepik

REDAÇÃO - Comunicação Fatec Jaboticabal | Valeria Z


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page