top of page

O que pode fazer um Tecnólogo em Biocombustíveis?

Conheça um pouco sobre 4 áreas de atuações para quem se forma em Biocombustíveis.

A necessidade de pesquisar e desenvolver biocombustíveis criou uma demanda por profissionais especializados, o que motivou a criação de cursos superiores de Tecnologia em Biocombustíveis. Esse curso possibilita a formação especializada para o que o Mercado de Trabalho realmente precisa, sem trazer o conteúdo geral e vago sobre o tema, e sim direcionado.


Muitos cometem o erro de achar que Tecnólogo é um curso técnico ou não possui diploma, mas estão ERRADOS! Curso Tecnológico é Ensino Superior (graduação) e o diploma pode ser utilizado para candidatura em concursos públicos de nível superior, especialização e pós-graduação.

NÃO ESQUEÇA! Tecnólogo é FACULDADE!


Quando um universitário termina a sua graduação, possui o direito de obter seu Registro Profissional, que é um cadastro de trabalhadores, juntamente ao conselho responsável pela categoria ou através do Ministério do Trabalho. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada por leis federais.

Quem se forma em Biocombustíveis na Fatec Jaboticabal tem direito ao CRQ (Conselho Regional de Química) e ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.


Como profissional Tecnólogo em Biocombustíveis, deve ser capaz de participar, de maneira ativa e interdisciplinar, das atividades de diversos segmentos da produção industrial de biocombustíveis, bem como da extração de matéria-prima e desenvolver novos produtos e processos explorando de forma responsável a biodiversidade vegetal e microbiana para assim poder contribuir com a melhoria da competitividade do biocombustível brasileiro.




ÁREAS DE ATUAÇÃO

Vamos listar apenas 04, mas o mercado de trabalho é amplo. Nos acompanhe que traremos mais informações.


Produção Agrícola e Energética

Na produção, o profissional lida com as matérias-primas, por exemplo, para definir os procedimentos ideais para as manusear. Também colabora para planear a produção com a definição dos detalhes técnicos, para evitar falhas e avarias.



Pesquisa e Desenvolvimento

Procurar novos biocombustíveis, estudando matérias-primas que podem ser usadas nesse sentido. Também pode fazer investigação ao nível das máquinas e equipamentos usados neste âmbito. É muito importante atualizar, pesquisar e desenvolver o novo.


Processos Químicos

O estudo de novas fontes de energia, envolve atuações em laboratórios industriais de empresas, usinas e outros, para análises químicas, físicas, bioquímicas e microbiológicas desses produtos. O tecnólogo atuará na produção e desenvolvimento desses biocombustíveis.


Controle de Qualidade

Cabe inspecionar e testar os produtos, para confirmar que podem sair para o mercado.

Também avalia se os produtos finais têm alguma falha ou se precisam ser melhorados. Neste sentido, pode avaliar, por exemplo, se os biocombustíveis produzidos estão a ter o efeito desejado nos motores dos veículos.



Conheça mais sobre o curso no site da Fatec Jaboticabal e fique atento aos vestibulares.




Curso de Biocombustíveis Fatec Jaboticabal - Vestibular

REFERÊNCIAS - Site Guia das Profissões e Fatec Jaboticabal

IMAGENS - Freepik

REDAÇÃO - Comunicação Fatec Jaboticabal | Valeria Z







37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page