O café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, o mercado brasileiro representa 31% da demanda mundial.
Por estar presente em nossas vidas diariamente, devemos conhecer mais sobre esta substância, principalmente qual a quantidade ideal que devemos consumir sem fazer mal a nossa saúde, e claro, ficar ciente sobre seus malefícios e benefícios.
Você sabe qual a quantidade ideal que devemos consumir por dia?
É fato que nós brasileiros adoramos tomar aquele cafezinho nos dias mais frios ou até mesmo após as refeições, inclusive não vamos nos esquecer dos dias que estamos cansados e sonolento, a cafeína dobrada faz nosso dia ser mais produtivos.
Mas você já chegou a se perguntar se essa dose faz bem? Quais os riscos que corre exagerando nas doses? Pois então, vamos falar um pouco mais sobre isso!
De acordo com o ministério da Saúde, o ideal são 3 xícaras de 50 ml por dia. Ultrapassando essa quantidade podemos sofrer com os efeitos colaterais, como: Dependência Química, Insônia, Confusão Mental e Irritabilidade. Também pode apresentar outros sintomas físicos como: Dor no Estômago e Diarreias.
Devemos sempre respeitarmos nossos corpos e consumirmos tudo com moderação. Aliás, tudo em excesso faz mal para gente!
Você conhece todos os benefícios do café?
Quando escolhemos um café de boa qualidade e respeitamos a sua dose ideal, conseguimos usufruir de muitos benefícios.
Diversas pesquisas afirmam que o café pode ajudar na digestão, faz bem para o nosso coração, melhora os níveis de atenção, combate o stress e entre outros. Ele também pode precaver a Depressão, Alzheimer, Parkinson e até mesmo Pedras na Vesícula.
Contudo, você acha que o café pode ser um bom aliado para o ser humano? Devemos mudar a maneira que consumimos?
Eu sou uma ótima consumidora de café e depois de todas essas informações tenho certeza que vou prevalecer a minha saúde! O café não vai sair da mesa, mas desta vez será consumido com responsabilidade e com moderação.
Texto Redigido por:
Marilia Gabriela da Silva
Biocombustíveis
Veja mais sobre em:
Edição por Samuel G. | Imagens – saude.abril.com.br; bbc.com
コメント