Conheça a aluna que se tornou protagonista da sua educação

Bárbara de Baggis, formada em Gestão Ambiental, atualmente cursando seu mestrado.

Aluna teve destaque na Fatec Jaboticabal por sua participação em projetos e atividades acadêmicas.

Quando entrou na Fatec Jaboticabal não sabia ao certo se era isso o que queria, ainda não tinha aquela certeza absoluta e sentia o peso da pressão que todos colocavam sobre ela.

Mas ao longo dos 6 semestres foi se encontrando, fazendo muitas amizades, participando de várias atividades e projetos acadêmicos. Toda essa experiência enriqueceu e trilhou seu caminho.

Quais atividades acadêmicas participou durante o seu tempo na faculdade?

Durante este tempo na faculdade eu participei do Diretório acadêmico e da Empresa Empresa Junior. Pude ir em várias visitas técnicas, desde aquelas complementares da aula e as extras como parque estadual do Jataí e Agrishow respectivamente. Participei da organização da festa junina de 2022 e organizei a de 2023. Fiz parte de um intercâmbio online com alunos da Colômbia. Isso são algumas atividades, mas tem muito mais!

Como essas atividades acadêmicas enriqueceram sua experiência na faculdade?

Essas atividades me ajudaram a ilustrar os conteúdos dados na aula; a conhecer sobre as opções de trabalho de um gestor ambiental, que por sinal, é muito vasto, no começo eu não imaginava que essa formação me abriria um leque tão grande com atividades essenciais; e o mais importante, o que vem trilhando meu caminho, pude entender melhor sobre o universo acadêmico, pelo qual me apaixonei!

Como você equilibrou suas atividades extracurriculares com suas obrigações acadêmicas?

Assusta um pouco pensar em unir trabalho, projetos e estudos, mas olha, não foi difícil não!
As atividades extras são pensadas para que o máximo de alunos sejam beneficiados com elas, participei de atividades aos finais de semana e algumas em horários de aula. Então é tranquilo, basta fazer um esforcinho também e lembrar que cada experiência é única e 3 anos é pouco tempo, não dá pra dar bobeira.

De que forma essas atividades acadêmicas contribuíram para sua preparação para o mestrado?

Algumas das atividades foram decisivas para eu descobrir o que não queria, por isso é tão importante participar de visitas técnicas e fazer estágio. Conforme fui descobrindo o que não queria, consegui filtrar e focar em atividades que realmente me interessavam.
É normal ficar indeciso no meio do caminho, eu mesma desisti da minha Iniciação Científica, mas é tudo aprendizado, porque se eu não tivesse tido todas essas experiências, não teria me arrependido da desistência e realmente percebido que é isso que eu quero.

Você tem alguma dica para estudantes que desejam se envolver mais ativamente em atividades acadêmicas durante a faculdade?

Primeiro de tudo, façam iniciação científica. Procurem algum professor trabalhe com aquilo que você se interesse e converse com ele, tire dúvidas, faça essa experiência, além de te dar uma noção da acadêmia, irá te abrir portas. E sobre as outras atividades estarás, só participe, tente explorar todos os ramos, isso vai te ajudar muito a conhecer suas opções.

Como você escolheu seu programa de mestrado e quais foram os fatores decisivos em sua escolha?

Conheci o programa a partir de uma professora da Fatec, a mesma que me deu oportunidade de IC. Conversei bastante com ela e ela comigo, me passou toda as informações necessárias e com isso tomei a decisão de fazer o mestrado.
O laboratório em que eu estou tem tudo a ver com gestão ambiental, resumidamente, produzimos biogás com resíduos que iriam para aterros sanitários e que poluem nosso planeta, tem um importâncias social, econômica e ambiental gigantesca.

Quais são seus objetivos para o futuro após a conclusão do mestrado?

Depois do mestrado, meus planos hoje, é ingressar para o doutorado e ir cada vez mais fundo nesse universo de pesquisas. Um dia pretendo ser professora acadêmica, então tenho que caminhar cada vez mais em busca de conhecimento na área que escolhi.

Recadinho da Bárbara:

"Enfim, galerinha estude! Parece frase de mãe né, mas é real, quando olho para trás sinto que apesar de tudo que fiz, não foi o suficiente. E assim que tem que ser, dê o seu melhor, estude muito e ainda fique insatisfeito a ponto de buscar mais. Como já disse, 3 anos é muito pouco, não parece, mas quando chega no final é que você percebe isso. Chegue lá no final e não se arrependa das coisas que fez, se arrependa de tudo o que não fez."

PARABÉNS PELA CONQUISTA, BÁRBARA!

Entrevista realizada e adptada por Valeria Z

Fotos enviadas pela aluna Barbara