top of page

Curso Gratuito Livre - Vale a pena?


Fotos Canva/ Edição Lucas



Os cursos gratuitos e livres são uma ótima opção para complementar a formação de uma pessoa, sem precisar gastar dinheiro. Eles são oferecidos por diversas instituições, como universidades, escolas técnicas e até mesmo empresas.


"Aprender é uma jornada, não um destino." (Confúcio).

Essa frase reflete a ideia de que o aprendizado é um processo contínuo e que não termina com a conclusão de um curso ou de uma graduação. Ao fazer cursos gratuitos e livres, você está continuando essa jornada e expandindo seus horizontes intelectuais e profissionais.


Algumas dicas para aproveitar ao máximo esses cursos são:

  • Escolha um curso que esteja relacionado com sua área de interesse ou com a sua profissão, para aproveitar ao máximo o conteúdo.

  • Crie uma rotina de estudo e se dedique ao curso, para que possa aproveitar ao máximo o aprendizado.

  • Participe ativamente das atividades propostas no curso, como fóruns de discussão e projetos em grupo.

  • Aproveite a oportunidade para conhecer outras pessoas interessadas nas mesmas áreas que você, e troque ideias e conhecimentos.


Além disso, é importante mencionar que a Fatec oferece cursos livres e de extensão ao longo do ano, que são uma ótima opção para quem procura complementar a sua formação e aprender sobre novos assuntos. Esses cursos são ministrados por professores especializados e contam com uma grade de conteúdos atualizados, oferecendo aos alunos uma formação completa e de qualidade.


Além da Fatec, existem outras instituições que oferecem cursos gratuitos e livres, como universidades públicas, escolas técnicas, e até mesmo empresas. Esses cursos podem ser encontrados em plataformas online, como Coursera, Udemy, edX, entre outras. Essas plataformas oferecem uma ampla variedade de cursos em diferentes áreas, como tecnologia, negócios, saúde, design, entre outras.




1 – Você é melhor visto pelas empresas


Observe a seguinte situação: no processo seletivo de uma empresa de engenharia elétrica, dois candidatos estão concorrendo. O primeiro fez um curso online de instalação de projeto elétrico predial, enquanto o segundo não tem nenhuma outra capacitação técnica.


Qual candidato você acha que será o escolhido?


Provavelmente, o primeiro, já que ele possui um conhecimento um pouco maior do que o segundo, justamente por ter feito um curso, mesmo que gratuito.


Ou seja, um bom gestor não está preocupado se você fez um curso pago ou de graça, mas se você tem conhecimento técnico o suficiente para realizar os trabalhos na empresa.


2 – Os cursos têm curta duração


O mundo de hoje requer velocidade. A rotina cada vez mais dinâmica e corrida, muitas vezes, não nos disponibiliza tempo o suficiente para passar longas horas dentro de uma sala de aula, ou acompanhar palestras que duram uma manhã toda.


Por isso, os cursos gratuitos com certificado online são uma opção viável para quem quer aprender de forma rápida e objetiva.


Assim, você pode aprender sobre uma portaria inteligente com um estudo compacto, adaptado ao seu dia a dia, mas que não te deixa ficar sem as informações necessárias.


Além disso, a modalidade online permite que você gerencie o seu tempo e controle o desenvolvimento do curso. Dessa forma, você pode estudar nos momentos que julga mais adequados, conforme a sua rotina e para uma melhor fruição.


3 – Melhor aproveitamento do conteúdo


Quem nunca sofreu com aulas barulhentas, cheias de alunos desinteressados e que comprometem o seu aprendizado?


Isso é comum em todos os níveis de ensino, desde o fundamental até a faculdade, passando pelos cursos livres e técnicos.


Mas, com os cursos gratuitos com certificado online, você pode escolher o ambiente onde irá estudar e pode absorver melhor o conteúdo, já que estará sozinho no espaço para assistir às aulas.


Caso você tenha dificuldade em algum tema mais complicado, como a instalação de um filtro para poço artesiano em um curso sobre hidráulica, algumas modalidades ainda contam com um chat de dúvidas, para você falar direto com um especialista.


4 – Oportunidade de aprender a usar as TICs


As TICs (tecnologias da informação e da comunicação) são fundamentais para os dias de hoje.


Nos cursos online gratuitos, você não só aprende informações específicas sobre um determinado nicho de atuação, mas também conhece melhor as ferramentas digitais, como as plataformas, os programas e os aplicativos.


Ou seja, você tem a oportunidade de aprender a usar as TICs e, com isso, se destacar dos demais profissionais que têm dificuldades em acessar a internet e trabalhar com o computador.

 

Em síntese, fazer cursos gratuitos e livres é uma ótima opção para complementar a formação e aprender sobre novos assuntos, sem precisar gastar dinheiro. Com a variedade de opções disponíveis, é possível encontrar cursos que sejam interessantes e relevantes para a sua carreira, e aproveitar ao máximo o aprendizado.


Vale ficar ligado nas nossas plataformas digitais para não perder nenhuma informação como essa. É simples, siga nosso instagram @fatecjaboticabal, -lá você ficará sabendo das novidades e não perderá nada!!




Redator: Lucas Schaffhauser Carvalho

Adaptação: Valeria Z. - Comunicação Fatec Jaboticabal

Revisão: Professora Heloísa




Fontes:

Gifs: giphy (Wix)

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page