top of page

Centenário do nascimento do Patrono e Desafio Ideathon


O evento online do Lixo ao Lucro, realizado em 6 de novembro de 2021, data de aniversário e homenagem ao centenário de Nilo de Stéfani, patrono da Fatec Jaboticabal, contou com 69 participantes inscritos. Os participantes se debruçaram em busca de uma solução para adequada destinação de um resíduo de uma indústria da cidade de Sertãozinho.


Houve separação de grupos formados por participantes da Fatec Jaboticabal, Jundiaí, Sertãozinho e Franco da Rocha. Também enviaram representantes, as Etecs, Taquaritinga e Guariba e houve integrantes das escolas estaduais de Jaboticabal. A dinâmica se iniciou com a explicação do problema da indústria pela Profa. Camila Molena de Assis, da Fatec Jundiaí, seguida da discussão dos grupos e geração das soluções. Durante a ideação, os grupos poderiam consultar um outro formado por especialistas na área ambiental, direito e química. O objetivo era tirar dúvidas sobre o desenvolvimento da solução. Definida a ideia inovadora, os grupos de participantes então montaram uma apresentação (PITCH), com um vídeo de 1 minuto, entregue e avaliado pela equipe gestora da indústria de Sertãozinho. Ao final, a Profa. Camila e o Prof. Leonardo Lucas Madaleno, diretor da Fatec Jaboticabal, divulgaram os vencedores.


O troféu, prêmio dessa competição de inovação foi dado à Leonara Aparecida Rodrigues Colombo, da Etec de Taquaritinga – Dr. Adail Nunes da Silva, que representou a grupo número 1, com a ideia mais interessante apontada pela própria indústria. O aprendizado foi muito grande e a adrenalina também, porque todas as fases do evento tinham o tempo cronometrado. Os participantes aprenderam as maiorias das técnicas que são utilizadas para o desenvolvimento de ideias e que podem ser utilizadas para gerar novos produtos e serviços. O evento foi realizado pela Agência Inova do Centro Paula Souza e contou com a organização de membros da Fatec Jaboticabal e Jundiaí, dentre esses, a Profa. Maria Benincasa Vidotti, que é a representante regional da Agência Inova na região de Jaboticabal. Estendemos o convite para que mais empresas tragam os problemas para a Fatec Nilo De Stéfani, para que possamos criar soluções inovadoras e o mais importante, o aluno aprender, resolvendo um problema prático, ao mesmo tempo que contribui para a melhoria da economia e da sociedade em que vive.

O prêmio de inovação Nilo De Estéfani é para simbolizar todo o envolvimento do nosso patrono com a comunidade jaboticabalense. Foi um dos fundadores da Associação Comercial de Jaboticabal; patrocinou a cons­trução da sede do Corpo de Bombeiros da cidade; apoiou a criação do curso de Medicina Veterinária e Agronomia da Faculdade de Jaboticabal e foi integrante fundamental na fundação do Aeroclube de Jaboticabal.



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page