Produção de Bioeletricidade

Docente

Valmir Tadeu Fernandes
Valmir Tadeu Fernandes

Período:

Manhã

Semestre:

5

C. H./Semestre:

80

Ementa

Aborda a cogeração de energia elétrica, principalmente em indústrias sucroalcooleiras, com a utilização de turbinas a vapor, turbinas a gás, motores de combustão interna, assim como aspectos econômicos do sistema de cogeração. Inclui também, conservação de energia, redução do consumo de vapor em processos, controle de poluentes enviados à atmosfera e análise de ciclos e equipamentos utilizados em sistemas de cogeração. O objetivo é desenvolver o interesse do aluno na área de Cogeração de Energia, relacionando a importância do conhecimento da cogeração ao conteúdo e enfoque principal do curso de Biocombustíveis, visando a autossuficiência e melhoria da eficiência energética analisando a possibilidade de exportação do excedente de energia elétrica das Usinas, que incrementam o setor Sucroalcooleiro.

Bibliografia

BALBO J. M., Geração de Energia Elétrica a Partir da Utilização do Bagaço de Cana-de-Açúcar, Usina Açucareira São Francisco, SP, 1990.

CARIOCA, J. O. B., ARORA, H. L., Biomassa: Fundamentos e Aplicações Tecnológicas, Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 1984.

Cortez, L.A.B., Lora, E.E.S., Tecnologias de Conversão Energética da Biomassa, 2a Edição, Unicamp, 2007.

CUNHA, F., Co-Geração e Ciclos Combinados, CEFET/RJ, Rio de Janeiro, 2000.

GOLDEMBERG, J.; NIGRO, F. E. B.; COELHO, S. T., Bioenergia no Estado de São Paulo: Situação Atual, Perspectivas, Barreiras e Propostas, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.