80

C. H./Semestre:

5

Semestre:

Manhã

Período:

Marketing de Serviços

Docente

Sergio Palma de Oliveira
Sergio Palma de Oliveira

Ementa

O comportamento do consumidor: motivações, teorias da motivação, necessidades,
personalidades, percepção, atitudes e aprendizagem do consumidor; Impacto das ações de
marketing sobre o consumidor. O processo de planejamento de marketing. O processo da
estratégia no setor de serviços. A relação entre volume e variedade no setor de serviços.
Principais tipos de empresas de serviços (serviços profissionais, lojas de serviços e serviços de
massa). A influência da intangibilidade no processo de planejamento dos serviços. Elaboração
do plano de marketing de serviços nos setores de lazer e turismo, saúde, varejo, empresas de
serviços intensivas em conhecimento e do terceiro setor.

Bibliografia

LOVELOCK, C., WIRTZ, J. Marketing de Serviços, 5ª Ed. São Paulo: Pearson, 2006. 

GRONROOS, C. Marketing Gerenciamento e Serviços, 2ª Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. KARSAKLIAN, E. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2004.