80

C. H./Semestre:

4

Semestre:

Manhã

Período:

Gerenciamento de Marcas, Produtos e Serviços

Docente

Ricardo Jose Sartor
Ricardo Jose Sartor

Ementa

Gerência de produto. Construção e Gestão de Marcas de Valor. Estratégia de Marcas.
Desenvolvimento e lançamento de novos produtos. Inovação em produtos e serviços. Ciclo de
vida de um produto ou serviço. Análise do Portfólio de produtos. Embalagem e rotulagem.
Garantias de produtos e serviços. Posicionamento de produtos e marcas no mercado.

Bibliografia

IRIGARAY, Hélio Arthur Reis (et. al). Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas. São Paulo: FGV, 2011. 3 ed. 

MATTAR, Fauze Najib. Gestão de Produtos, Serviços, Marcas e Mercados: Estratégias e ações para alcançar e manter-se Top of Market. São Paulo: Atlas,2009. 

DIAS, Sérgio Roberto. Gestão de Marketing. São Paulo: Saraiva, 2010. 2 ed.