40

C. H./Semestre:

4

Semestre:

Manhã

Período:

Ética e Responsabilidade Sócio-Ambiental

Docente

Fernando Frachone Neves
Fernando Frachone Neves

Ementa

Perspectivas filosóficas das doutrinas éticas. Definição de ética. Perspectiva histórica dos
estudos de ética empresarial. Código de ética. Ética em marketing, propaganda e vendas. Ética
na relação empresa-consumidor. Ética em finanças. Ética na gestão de pessoas. Ética em
negócios internacionais. Políticas e práticas de gestão da Responsabilidade Social Empresarial.
Estratégias para o relacionamento empresarial com a cadeia de valor. Gestão Ambiental e
Responsabilidade Social Corporativa. Promoção da diversidade, apoio às minorias e relações do
trabalho.

Bibliografia

ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C. Fundamentos de ética empresarial e econômica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 

HANASHIRO, D. M. M.; TEIXEIRA, M. L. M.; ZACCARELLI, L. M (Orgs.). Gestão do fator humano: uma visão baseada em stakeholders. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. 

TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.